NOTA DE PESAR: FALECEU CHAGAS NETO


Com muito pesar registramos o falecimento do nosso amigo, empresário e empreendedor Chagas Neto .
 
MANOEL FRANCISCO DAS CHAGAS NETO nasceu em Sobral, CE, no dia 25 de abril de 1946. Empresário da construção civil. Pai de quatro filhos e avô de dois netos, está radicado em Porto Velho, Rondônia desde 1980, onde chegou a convite do então governador Jorge Teixeira de Oliveira e de Chico Paiva, para trabalhar na construção civil.

Fundou a Empresa Geral de Obras, EGO, empreiteira responsável pela construção dos  primeiros conjuntos habitacionais, para atender a demanda gerada pelo grande contingente de técnicos que aqui chegaram para consolidar a transformação do território de Rondônia no 23° estado brasileiro.

Inicialmente foi construído o conjunto Santo Antônio específico para os técnicos do governo, vindo a seguir os conjuntos Marechal Rondon, 4 de Janeiro, 22 de dezembro, para atender ao funcionalismo público em geral. Ao todo foram 35 conjuntos em Porto Velho e Jí-Paraná.

Em 1986 a convite do Dr. Orestes Muniz,  filiou-se ao Partido do Movimento Democrático Brasileiro, PMDB, e foi candidato a deputado federal constituinte sendo eleito com a terceira maior votação da bancada de Rondônia.

Como deputado constituinte integrou a Comissão do Trabalho e do Interior e teve cinco emendas aprovadas pela comissão de sistematização.

Licenciou-se do mandato em 1987, atendendo ao convite do então governador Jerônimo Santana, assumiu a Secretaria de Estado de Obras realizando importantes obras de infraestrutura em Porto Velho e em vários outros municípios do interior.

Em setembro de 1988, reassumiu seu mandato para assinar a nova Constituição Federal, o que ocorreu em 5 de outubro.

Sua atuação legislativa possibilitou a construção do conjunto Ulisses Guimarães com 2.260 casas que foram entregues gratuitamente para a população menos favorecida de Porto Velho.

Nas eleições de 1994 Chagas Neto foi candidato a deputado federal ficando como 1° suplente da coligação PTB/PDT/PL/PP.

A partir deste ano, afastou-se das atividades políticas dedicando-se exclusivamente aos seus empreendimentos particulares e o associativismo empresarial, foi quando assumiu a presidência do Sindicato das Empresas de Construção Civil do Estado de Rondônia, SINDUSCON-RO.



Comentários

Postagens mais visitadas